sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Na terra dos sonhos

Muito mal se tem falado na nossa praça de Margarida Rebelo Pinto, mas eu me afirmo como uma leitora compulsiva das suas crónicas e livros. Gosto muito da sua escrita leve, actual, real, feminina, moderna e não sei quantos mais adjectivos.

Há uma pessoa muito importante da minha vida que apenas referi uma vez neste meu blog até a data de hoje, o meu grande amigo, aquele bêbado, bêbado de música.
Não quero deixar de referir que ele fez questão de me chamar atenção sobre o meu post em que falava nele, já que "musicoholics" não quer dizer bêbado mas viciado. Admito que muito se habituou a um inglês bem inferior ao seu mais quand même!!! Já nem se pode brincar com as palavras... Adiante.

Decidi dedicar um post a estas duas pessoas.


"Na terra dos sonhos

Sabes, quando me sento na mesa de vidro para limpar a alma e chegar ao mundo com as minhas palavras, penso muitas vezes em ti. Estás nos discos que oiço, no ar que respiro e vejo-te à janela a fumar um cigarro e a namorar a lua. O Jorge Palma canta-nos coisas lindas que falam de ti e de nós e eu sorrio na minha solidão povoada porque sei que nunca mais vou me sentir sozinha, mesmo que estejas do outro lado do mundo a procura dos teus sonhos distraído com outras raparigas que não fazem a mínima ideia de quem é Jorge Palma, nem de que cor pode ser o céu em Portugal quando imita as barras das casas no Alentejo.
Andas por aqui, as vezes vejo-te a abraçar-me com cuidado enquanto escrevo, ou aconchegar-me o lençol até ao pescoço, momento exacto que antecede a paz do sono perfeito. Depois sais sem f
azer barulho e metes-te outra vez no avião e eu fico a ver-te voar, e no dia seguinte acordo como se o mundo começasse outra vez.
É bom ter-te n
a minha vida silencioso e secreto, qual Jeremias-o-fora-da-lei, guardando nas palavras dos poetas, como quem vive na cartola de um ilusionista, como quem escolheu o seu lugar do lado de fora. (...)
(...)
Pois é, pois é, há quem ande escondido a vida inteira, mas adoro o teu andar inseguro e o sorriso no teu olhar, porque tu despertaste em mim um ser mais leve e mesmo que tenhas as duas almas em gu
erra e não saibas quem vai ganhar, eu sou a tua estrela do mar e eu sou essa miúda que te faz acreditar que o sol é um presente que a aurora traz principalmente para ti.
Na terra dos sonhos podes ser quem tu és, agarras-te à hora em que o tempo não passou e juntos inscrevemos no espaço um novo alfabeto. Já passaram mil anos sobre o nosso encontro, mas o tempo não sabe nada, o tempo não tem razão, porque não há passos divergentes par quem se quer encontrar e enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar. E mesmo que me tenhas ensinado a partir nalguma noite triste, eu ensinei-te a chegar e pus-te a salvo para além da loucura e ensinei-te a não esquecer que o amor existe."
Margarida Rebelo Pinto in "Artista de circo"


Coincidência ou não, esta crónica é feita a partir de frases de várias músicas de Jorge Palma... muito admirado pelo bêbado em questão. Músicas de mais uma história. Acho que vou me calar por que a crónica já diz demais.

Sem comentários: