terça-feira, 2 de setembro de 2008

Voluntariado sim. Abuso não.

Este post só explicar um pormenor aos mais distraídos. No canto inferior direito do meu blog há uma categoria dedicada a causas nobres nomeadamente Animais abandonados e Crianças desaparecidas, chamada "Vamos AJUDAR".
Recentemente, retirei "o meu apoio" a um conju
nto de pessoas que se intitulam de "associação" para a protecção de animais abandonados. Dei dinheiro, ofereci mão-de-obra gratuita, dei a cara, cuidei de mais animais do que podia, sobrecarreguei meus familiares de trabalho por isso, atrasei-me muitas vezes para o trabalho, fiz kms e kms, fiz peditórios, meti "cunhas" para ajudar estes auto-intitulados defensores dos animais por esta causa.
Por razões que não quero expor, tal como o nome desse grupo que tinha referido em alguns posts mais antigos, retiro toda e qualquer apoio a essas pessoas e deixo um conselho as pessoas que também queiram ajudar e não saibam por onde começar: começem por ajudar os abandonados das vossas portas, não precisam de uma "associação" para os ajudar, um pouco de comida e uma tijela limpa de agua muitas vezes basta. Se todos fizesse isso, era maravilhoso. E se comida e agua nao bastarem, coloquem uma foto e enviem um mail a pedir ajuda, não imaginam o quanto o coração português é grande e nobre, infelizmente, não todos. Porque o intuito de uma associação pode ser bom mas nunca se sabe o de quem está por detrás.

(Desenganem-se se pensam que estas palavras carregam rancor, é apenas desalento.)


Por causa desta situação publiquei aqui mesmo e enviei por um e-mail uma situação de um dálmata que recolhi quase moribundo. Recebi imensos apoios, palavras de força e coragem. Foi o meu post mais lido e comentado. Ai, percebi que não precisava de uma associação para ajudar estes animais, para quem quase nada é já mais do que têm.
O Pintas é um dalmata de duas cores (preto/castanho) puro de 2/3anos, sem chip. O que aparentemente tinha era falta de peso, diversas escoriações e um problema numa glândula junto ao rabo. Tudo isto facilmente desapareceu com ajuda das boas rações, medicamentos e fundos que fui recebendo de diversas partes do país, nomeadamente dos padrinhos incansaveis, colaboradores unidos de uma empresa, (Obigada, mais uma vez, Carolina). O Pintas ficou com a familia que o tinha acolhido.
Infelizmente,por que acredito mesmo que não nascemos todos sob a mesma estrela, a pouco menos de um mês o Pintas ficou doente. O veterinário diz que é grave. Uma decisão tem de ser imperativamente tomada nestes próximos dias. Não me julguem, não pensem que baixei os braços. Como diz uma das minhas cantoras preferidas do momento numa das suas musicas:
"il y a des choses que la vie n'explique pas, il y a des être que la vie te prend e ne te rend pas"
.
Deve ser das piores decisões a tomar por mais, por ser sobre algo não directamente relacionado comigo mas com um ser indefeso que não fez nada por merecer isso. Mas está a nossa segurança em causa e a de outros animais assim como o bem-estar do Pintas.
Prometo noticias logo que uma decisão seja tomada em conjunto com todos os que ajudaram o Pintas.

Sem comentários: